Projetos
P02 – Requalificação do Espaço Público da Rua Cândido dos Reis
O presente estudo corresponde à fase de projeto de execução da ação/prioridade P02 – Requalificação do Espaço Público da Rua Cândido dos Reis, identificado no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Oliveira do Bairro (que obteve parecer favorável da Comissão Diretiva do POR, em 28 de setembro de 2016).
A área de intervenção abrange a rua Cândido dos Reis, o cruzamento que a atravessa com a rua dos Bombeiros e a travessa Dr. Abílio Pereira Pinto, a rua da Misericórdia e a rua Dr. Acácio Azevedo.
O total da área de intervenção compreende os 9.222,88 m2.
A presente proposta de desenho urbano para a presente ação permitirá desenvolver o reforço para a atratividade e capacidade regenerativa da cidade, assim como valorizará as áreas construídas e a construir, estimulando também a utilização dos espaços reabilitados. Apresenta uma solução que constitui na sua essência o reperfilamento de toda a extensão viária e a reorganização do espaço público integrado com o espaço construído existente. De um modo geral, a proposta pressupõe o seguinte elencado, para os referidos locais:
Rua Cândido dos Reis
- cruzamento sobre elevado com a rua dos Bombeiros e travessa Dr. Abílio Pereira Pinto [acalmia de tráfego];
- arborização;
- estacionamento público: 67 lugares;
- estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada: 2 lugares;
- passeio ≥ 1,60 m de largura;
- previsão de um local para instalação de ilha ecológica | carga e descarga.
Cruzamento da rua Cândido dos Reis com as ruas Dr. Acácio Azevedo e da Misericórdia
- arborização e espaços verdes;
- implantação de rotunda no encontro das ruas Cândido dos Reis, Dr. Acácio Azevedo e da Misericórdia [resolução de conflito de tráfego viário e pedonal];
- estacionamento público: 5 lugares;
- estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada: 1 lugar;
- passeio ≥ 1,60 m de largura;
- previsão de um local para instalação de ilha ecológica | carga e descarga.
Rua da Misericórdia
- contínuo pedonal;
- estacionamento público: 4 lugares;
- passeio ≥ 1,60 m de largura.
Obras de reabilitação da Escola EB 2, 3 – Dr. Fernando Peixinho, construção de pavilhão sobre o espaço desportivo, construção de balneários e instalações sanitárias e requalificação dos arranjos exteriores
O presente estudo corresponde ao projeto de arquitetura de obras de construção e reabilitação da EB 2, 3 – Dr. Fernando Peixinho e requalificação dos arranjos exteriores, localizada na freguesia de Oiã, com entrada principal pela Rua da Escola C+S para o edifício do 2.º e 3.º ciclos e pela Rua Dr. Nelson Alexandre Albuquerque Reis ao edifício pré-escolar, dando também acesso ao restante recinto.
Os três princípios orientadores da proposta de intervenção, que ajudam a perceber a estratégia seguida, são os seguintes:
- Garantir o conforto dos utilizadores, alunos, professores e funcionários;
- Garantir condições de acessibilidade e segurança;
- Garantir o normal funcionamento das aulas de educação física ao longo de todo o ano.
Dado que estamos perante uma proposta de reabilitação de espaços pré-existentes, existem diversas condicionantes que, de uma forma ou de outra, impedem uma resposta total aos referenciais técnicos. No entanto, a proposta é fruto de um diálogo constante com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e com o promotor, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, no sentido de dar a melhor resposta possível às necessidades da comunidade educativa.
As obras de reabilitação do edifício mais antigo, bem como as construções que se preconizam funcionam de forma integrada, com uma imagem do conjunto, acolhedora, funcional, segura, cumprindo com os requisitos solicitados pelo agrupamento de escolas e legislação em vigor, sem perder a sua traça original. Esta intervenção tem como premissas dotar a escola de condições de acessibilidade e mobilidade para todos, quer no exterior quer no interior dos edifícios [bem como na transição de espaços diferentes], reabilitar o edifício de forma a dotá-lo das condições necessárias para lecionar, requalificar os espaços exteriores e construção de pavilhão desportivo e balneários.
A acessibilidade universal será garantida através da construção de rampas nas entradas, instalação de plataforma elevatória no interior do edifício da escola e de sanitários adaptados em todos os pisos.
Embora mantendo uma identidade própria, a escolha dos materiais para a fachada da escola procura aproximar a imagem do edifício principal à dos restantes polos escolares do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, através do revestimento com tijolo de face à vista e sistema etics, tipo capoto. No interior, alguns espaços serão adaptados e outros reconfigurados, de modo a melhor responderem às necessidades da comunidade escolar, identificadas pela Direção do Agrupamento. As alterações mais profundas serão concretizadas ao nível dos sanitários e das zonas comuns junto ao bar e sala de alunos, sendo também alvo de reabilitação as redes de águas e esgotos.
A intervenção nos espaços desportivos prevê a reabilitação do ginásio, balneários e arrumos existentes, de modo a garantir um espaço interior protegido das variações das condições climáticas, e a construção de um pavilhão apoiado por balneários e zona técnica, no local do atual campo desportivo, concebido de forma a que possa ser parcialmente aberto e funcionar, quando necessário, como recreio coberto, aumentando consideravelmente os níveis de conforto dos alunos, quer durante as aulas, quer durante os recreios. Serão também feitas intervenções na cozinha e refeitório, cuja sala de refeições será ampliada.
A frente da escola, que confina com a rua da Escola C+S será “redesenhada”, prevendo a redefinição do perfil do arruamento [estacionamento, passeio e acesso de viaturas e pessoas à escola] oferecendo maior segurança para os alunos e melhores condições para o acesso com mobilidade condicionada. Serão ainda efetuadas intervenções nos espaços exteriores, devido à necessidade de corrigir situações pontuais como, por exemplo, a reativação dos bebedouros exteriores, a pintura dos recintos de jogos ou a criação de espaços de brincadeira.
- Obras de reabilitação da Escola EB 2, 3 – Dr. Fernando Peixinho, construção de pavilhão sobre o espaço desportivo, construção de balneários e instalações sanitárias e requalificação dos arranjos exteriores