EPIS - Associação Empresário para a Inclusão
O que é
Esta metodologia de intervenção, implementada em vários concelhos do país desde 2006, surgiu do desafio do então Ex.mo Sr. Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, aos empresários nacionais, tendo em vista um maior apoio do Estado nos desafios da inclusão social em Portugal e foca-se na capacitação de jovens necessitados para a realização do seu potencial ao longo da vida, através da Educação, da Formação e da Inserção Profissional.
Visa a promoção do melhor desempenho académico, a diminuição de comportamentos problemáticos e do abandono escolar. http://www.epis.pt/mediadores/resumo-dos-programas
A quem se destina
Numa primeira fase é realizado um questionário aos alunos do 2º e 3º ciclos (scoring/screening) para permitir recolher informação útil para a escola e, simultaneamente, perceber o seu risco de insucesso e/ou abandono escolar, analisado segundo quatro eixos: aluno, família, escola ou território.
A realização deste questionário efetua-se apenas após autorização expressa do encarregado de educação de cada aluno. A informação recolhida individualmente é confidencial, sendo partilhados com a Direção da escola apenas os resultados globais dos questionários, os quais vão permitir decidir a inclusão, ou não, dos alunos no grupo que será acompanhado pelo projeto. É assim uma intervenção não universal, mas direcionada.
Posteriormente, os alunos selecionados serão acompanhados pelo Mediador que, com eles, individualmente e/ou em grupo, trabalhará de modo a promover o seu sucesso escolar. Todas as metodologias utilizadas são pensadas e construídas por professores universitários das áreas da Psicologia, Serviço Social e Ciências da Educação.
Para estes alunos é definido um plano individual de intervenção, aplicado pelos Mediadores Escolares (profissionais dedicados a este projeto), numa lógica de proximidade e continuidade, que integra um conjunto de técnicas, selecionadas a partir de um portfólio de base, atendendo ao diagnóstico das necessidades de cada aluno. O foco é em competências não cognitivas. Este acompanhamento é realizado fora de sala de aula, em horário não letivo. Os resultados da intervenção são monitorizados trimestral e anualmente.