Fruta Escolar
O que é o Regime de Fruta Escolar (RFE)?
O RFE é uma iniciativa de âmbito europeu que, através da distribuição gratuita de peças de fruta e/ou produtos hortícolas, pretende promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde.
O RFE aplica-se aos alunos que frequentam o 1.º Ciclo em estabelecimentos de ensino públicos, em todo o território nacional, e é coordenado pelos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), da Saúde (MS) e da Educação e Ciência (MEC).
A partir do ano letivo de 2018/19, foi alargada a distribuição gratuita de fruta escolar a todas as crianças que frequentam a educação pré-escolar no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.
Quais são os objetivos do RFE?
A implementação do regime em Portugal tem como objetivo principal a promoção de hábitos alimentares saudáveis, prosseguido através da introdução ou reforço de hábitos alimentares nas crianças de modo a disseminar comportamentos saudáveis na população.
Integram este objetivo principal, objetivos mais específicos no âmbito das seguintes áreas de intervenção do regime:
- Saúde Pública: reduzir o risco de obesidade infantil e de doenças crónicas associadas à obesidade;
- Educação: reforçar a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da saúde em contexto escolar;
- Agricultura: aproximar as crianças do mundo rural e dar a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo hortofrutícolas.
Quais as metas?
Inverter a tendência decrescente no consumo de hortofrutícolas, contribuindo para o combate à obesidade. Ao intervir nestes determinantes pretende-se obter, a médio prazo, ganhos significativos ao nível da prevalência de doenças crónicas, e dos custos económicos e sociais associados.
Quais as medidas de acompanhamento?
- Objetivos: mais foco em atividades relacionadas com a agricultura, a educação em saúde, degustação de produtos, para melhorar os conhecimentos dos alunos sobre o setor dos hortofrutícolas e a promoção de hábitos saudáveis.
- Conteúdo: Medidas escolhidas para que as competências adquiridas no 1º ciclo sejam reforçadas de modo a que os saberes se transformem em práticas e comportamentos conducentes a uma alimentação saudável.
Qual a distribuição e variedade dos produtos?
A distribuição é efetuada duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), nomeadamente, de maçã, pera, laranja, clementina, tangerina, banana, pêssego, ameixa, uva, cereja, quivi, tomate e cenoura.