Terra a Terra | #darvalorédarvida
O Município de Oliveira do Bairro vai dar continuidade, em todo o concelho, a partir do próximo mês de junho de 2023, ao projeto de recolha seletiva de resíduos alimentares, designado por “Dar Valor é Dar Vida”.
No seguimento de uma candidatura a fundos comunitários do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, o Município de Oliveira do Bairro tornou-se num dos municípios pioneiros a nível nacional nesta matéria e o primeiro Município da área de ação da ERSUC, [entidade que assegura a recolha seletiva de resíduos em 36 concelhos da região Centro], a implementar este tipo de recolha.
Numa primeira fase deste projeto, iniciada há menos de um ano, entregaram-se gratuitamente contentores próprios (de 10 e outro de 40 litros), para recolha seletiva porta-a-porta dos resíduos alimentares, que abrangeu um total de 50 habitações.
Este projeto piloto teve um êxito assinalável, tendo já sido encaminhados para valorização, cerca de vinte toneladas de resíduos alimentares.
Esta segunda fase do projeto é direcionada ao Canal Horeca (estabelecimentos de restauração e bebidas, hotéis e cantinas), IPSS, escolas e edifícios públicos. Nos estabelecimentos comerciais, este projeto contará com recolha dos biorresíduos porta a porta, após a distribuição gratuita de contentores de 120 litros, bem como a sensibilização necessária dos agentes económicos.
O setor domestico não poderia ser preterido, pelo que todos os munícipes poderão receber gratuitamente um balde de 10 litros, que permite a separação dos biorresíduos no seu local de produção (normalmente em casa), e depositar os seus resíduos nos contentores de proximidade nas zonas urbanas, ou em compostores.
Nas zonas urbanas a população terá acesso a 117 contentores de proximidade (17 enterrados no centro de Oliveira do Bairro e Oiã e 100 de superfície junto a prédios do concelho), instalados na via pública e nas habitações com condições para fazer compostagem. Estarão também disponíveis 790 compostores que serão distribuídos de forma gratuita, para compostagem doméstica.
Ainda neste âmbito serão implementados dois projetos pilotos em zonas especificas de Oiã e Oliveira do Bairro, com 2 sistemas distintos de acesso restrito ao utilizador, com vista a ajudar a aperfeiçoar este tipo de processos e também analisar para futuro, qual é o processo mais eficaz, preparando assim o caminho futuro, para o inevitável princípio do utilizador/pagador.
Para divulgação do projeto serão desenvolvidas ações de sensibilização que visam esclarecer e informar o público em geral, sobre como separar os resíduos alimentares, o que são e quais as vantagens e procedimentos para a recolha seletiva dos resíduos alimentares.
A inscrição para receber os baldes de 10 litros e dos compostores podem já ser feitas pelos munícipes, bastando para isso aceder aos formulários em baixo.
Cumprindo a diretiva europeia em vigor, a partir de dezembro de 2023, a separação destes resíduos passará a ser obrigatória para toda a população.
De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelo pelouro do Ambiente, solicita-se e apela-se a todos os munícipes para que adiram e contribuam para um ambiente mais sustentável, bem como para a redução da tarifa de tratamento dos resíduos, que pesa cada vez mais, no orçamento familiar dos nossos munícipes.
Sabia que…?
- 40% do lixo que produzimos é biodegradável
- Os resíduos orgânicos podem ser transformados em adubo natural para fertilizar os solos
- A recolha e separação seletiva dos biorresíduos será obrigatória em Portugal já a partir deste ano
Formulário de inscrição para baldes de 10 litros
Formulário de inscrição para compostores
- Os baldes de 10 litros destinam-se a toda a população residente em Oliveira do Bairro (moradias e apartamentos);
- Os compostores destinam-se apenas a moradias com condições para realizarem a compostagem doméstica.
Localização dos contentores “Dar Valor é Dar Vida”