Plano Gerontológico Municipal
A criação do Plano Gerontológico Municipal de Oliveira do Bairro decorre de uma medida definida no Plano de Desenvolvimento Social concelhio e visa definir e implementar ações mais ajustadas às necessidades da população sénior no nosso território.
Com o intuito de fazer o levantamento das necessidades e expectativas da população do concelho, foram inquiridos 200 munícipes com e sem retaguarda institucional, nas seguintes faixas etárias (tendo sido tidas em consideração as variáveis idade, sexo, habilitações literárias e freguesia de residência): entre os 50 e os 64; dos 65 aos 79; e com idade igual ou superior a 80 anos.
O Plano Gerontológico Municipal foi desenvolvido tendo por base os resultados obtidos nesses inquéritos e os contributos dos técnicos que integram o Grupo Temático do Envelhecimento Positivo, com o intuito de discutir e validar as propostas de ações e medidas a desenvolver.
Foram também tidas em consideração as principais áreas prioritárias de intervenção, bem como as necessidades, potencialidades e recursos existentes.
O presente Plano apresenta três eixos de intervenção e, para cada um deles, estão definidos vários objetivos e respetivas ações estratégicas a operacionalizar:
- Eixo de Intervenção 1: Potenciar um envelhecimento positivo, ativo e saudável;
- Eixo de Intervenção 2: Contribuir para a qualidade e eficiência dos cuidados e serviços prestados;
- Eixo de Intervenção 3: Promover o acesso a direitos pelas pessoas idosas.
O Plano Gerontológico Municipal foi apresentado no dia 28 de julho de 2023, em reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), sendo aprovado por unanimidade.
Consulte o documento no seguinte link: Plano Gerontológico Municipal