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Plano Estratégico Educativo Municipal de Oliveira do Bairro - questionário participativo


A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (CMOB) colocou, nos últimos anos, a Educação no centro da sua intervenção política, o que é visível quer na renovação do parque escolar quer ainda na disponibilidade para reforçar as suas responsabilidades no setor e para apoiar vários agentes educativos locais.

A transferência de competências do Estado central para o Estado local (Municípios) é uma marca do nosso tempo, nomeadamente nos países de matriz centralista como é o caso de Portugal. Importa acompanhar estes processos, politicamente complexos e socialmente desafiadores, com verdadeiro sentido de cidadania, contribuindo com críticas, sugestões e propostas. A Educação, nas suas dimensões formal e não formal, é um domínio da vida social transversal a toda a população, pelo que idealmente nenhum cidadão se deveria abster de colaborar responsável e fundamentadamente na discussão das grande linhas orientadoras, das prioridades a estabelecer por parte do poder local e dos meios a alocar para a sua concretização. A aproximação entre governantes e governados revela-se e aprofunda-se ao longo destes processos, nomeadamente quando acompanhada de adequados e criativos mecanismos de participação das comunidades locais na tomada de decisão.

O processo de construção do Plano Estratégico Educativo Municipal de Oliveira do Bairro (PEEMOB) insere-se nesta dinâmica de reforço das responsabilidades municipais na Educação, representando, ainda, uma inegável oportunidade para alargar os espaços de participação, em particular dos munícipes oliveirenses.
Com o PEEMOB pretende-se identificar os eixos estratégicos a desenvolver no território nos próximos cinco anos, identificando áreas prioritárias de atuação, agentes a mobilizar, sempre em nome de uma utilização racional e justa dos recursos disponíveis. Contamos, para atingir este desiderato, com a participação responsável de todos: cidadãos do Município, em geral, membros das escolas e demais entidades educativas públicas e privadas, associações e estruturas locais de governo autárquico e outras.

Esta plataforma deve ser vista como mais um instrumento a que recorremos nos vários momentos de um processo que se pretende aberto e participado. Durante os próximos meses será disponibilizada informação sobre os planos de ação da equipa responsável pela sua elaboração, incluindo visitas, sessões de trabalho com agentes e grupos da comunidade, seminários, etc. Além disso, servirá também para recolher opiniões, testemunhos e contributos no sentido de tornar este processo uma construção coletiva. Participe!

Preencha, por favor, o nosso questionário em: http://inqueritos.cm-olb.pt/index.php/469468/lang-pt

A equipa da UA,
António Neto Mendes (Coord.)
Jorge Adelino Costa
Manuela Gonçalves
Rui Neves
Rui Vieira
Esperança Martins
Texto de Apresentação
Processos de Descentralização em Educação
XXI Colóquio - Educação, Economia e Territórios - Livro de Atas
Educação, Territórios e (Des)igualdades
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
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