Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Carnaval da Pequenada
Corta Mato
Ao sabor da poesia
Dia da Árvore
25 de Abril
Páscoa Viva
Feira do Livro
Ler para Crescer
Milha Urbana
Oliveira em flor
Viva as associações
Festa da Criança
Feira Quinhentista
Marchas Populares
Oliveira Viva, Férias Desportivas
Municípios sem Fronteiras
Dia Europeu sem Carros
FIACOBA e II Feira do Cavalo da Bairrada
65 em Festa
Natal Brilhante
Serviços de Informação Geográfica

25 de Abril

25 de Abril comemorado nos Paços do Concelho


No dia 25 de Abril, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro prepararam uma manhã de comemorações para assinalar os 35 anos do golpe de estado que devolveu a democracia a Portugal.

O programa iniciou às 10 horas com a participação da Banda Filarmónica do Troviscal. Às 10.15 horas, procedeu-se ao hastear das bandeiras pelo presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Dias Cardoso e pelo vereador Manuel Silvestre.

Seguiu-se a cerimónia junto do monumento aos combatentes do Ultramar, que esteve a cargo da Liga dos Combatentes – núcleo de Oliveira do Bairro. Leram-se alguns poemas em honra dos combatentes e cantou-se o hino nacional.

Já no Salão Nobre dos Paços do Concelho, teve lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal com as intervenções de um representante de cada partido eleito naquele órgão (PS, CDS, PSD), culminando com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal, António Manuel Dias Cardoso.

Seguido da Sessão Solene, houve o lançamento do livro “Arlindo Vicente e a Oposição – As Eleições Presidenciais de 1958”, da autoria de Miguel Dias Santos.

Arlindo Vicente foi um pintor, democrata interventivo e advogado que se opôs ao Estado Novo. Este livro é uma colecção de textos saídos na imprensa durante o curto mês de campanha eleitoral, a que se juntam manifestos eleitorais, folhetos de propaganda, cartas e relatórios da PIDE que deram conta diária dos movimentos dos oposicionistas ao regime.

Com apresentação do professor doutor Silas Granjo, este livro é de edição exclusiva da Câmara Municipal – facto realçado pelo autor, Miguel Dias Santos e pelo professor doutor António Pedro Vicente, filho de Arlindo Vicente. Este, num registo emocionado, agradeceu o empenho da autarquia em perpetuar a vida/testemunho do seu pai que sofreu anos de prisão em Aljube às mãos do regime totalitário. “Os gavetões, como são conhecidos dão uma angustiosa sensação de asfixia e de desespero”.

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial