Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
"Conhecer a brincar" na Radiolândia - Museu do Rádio
08-01-2019
Radiolândia - Museu do Rádio

A “Radiolândia – Museu do Rádio”, em Bustos, está a promover até 6.ª feira, 11 de janeiro, a atividade “Conhecer a brincar”, que tem como objetivo dar oportunidade aos mais novos de conhecerem melhor, de uma forma lúdica, a coleção de rádios que o museu alberga.

A iniciativa é destinada a crianças entre os 3 e os 10 anos, a quem serão disponibilizados puzzles para construir, ficando, deste modo, a saber mais sobre as marcas e modelos de rádio que existem no espólio da “Radiolândia – Museu do Rádio”.

As sessões, que são gratuitas, decorrem até 6.ª feira, 11 de janeiro, às 10h30 e 14h30. As inscrições para cada sessão e pedidos de mais informação podem ser feitas junto da Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através do número de telefone 939 951 072, ou do e-mail museus@cm-olb.pt, até ao dia anterior de cada sessão.



Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia - Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva.



Horário de abertura:

Segunda a Sexta feira: 10h00-13h00 | 14h00-18h00

Sábados: 14h00-18h00

Domingos e Feriados: Mediante marcação prévia



Bilhetes:

Preço: 2,5€

O mesmo bilhete dá acesso a duas visitas: uma ao Museu de Etnomúsica da Bairrada e outra à Radiolândia – Museu do Rádio.  

As visitas podem ser feitas em dias distintos, em qualquer altura do ano, durante o período de funcionamento de cada museu, sem data limite de validade.



Entrada Gratuita a:

• Crianças com menos de 12 anos;

• Utentes provenientes das IPSS do Concelho de Oliveira do Bairro;

• Alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Oliveira do Bairro;

• Parceiros da Rede de Museus de Oliveira do Bairro (doadores e depositantes).



Contactos:

Telefone:  939 951 072

E-mail: radiolandia@cm-olb.pt

Site: http://mmolb.cm-olb.pt

Rua Jacinto dos Louros, n.º 10

3770-013 Bustos - Oliveira do Bairro



REDE DE MUSEUS DE OLIVEIRA DO BAIRRO

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, engloba atualmente o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal e dedicado à preservação do património cultural bairradino produzido na área musical, e a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado na vila de Bustos, dedicado à temática do rádio, que alberga um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

Os dois museus distam entre si cerca de 5 km e podem ser visitados com o mesmo bilhete, adquirido em qualquer um dos dois espaços museológicos.



Acessibilidade

Os equipamentos da Rede de Museus de Oliveira do Bairro são acessíveis a todo o público com necessidades especiais, sejam elas físicas, intelectuais ou sociais.



Parque de Estacionamento

Os dois museus dispõem de parque de estacionamento gratuito para veículos ligeiros e autocarros de passageiros.

Cartaz Radiolândia
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial