Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
28-11-2018
Planetário - Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O Município de Oliveira do Bairro aderiu à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se celebrou entre 17 e 25 de novembro, com várias iniciativas, sobretudo dirigidas aos mais novos.

Apostando na educação ambiental, o Município bairradino promoveu três ações, duas das quais passaram pelos Centros Escolares do Concelho. A ação “O Recolhas vai ao Jardim de Infância”, realizada em conjunto com a empresa LUSÁGUA, levou aos mais novos uma apresentação sobre a importância da prevenção e redução de resíduos, como prioridade máxima nos comportamentos a adotar, um workshop de construção de um pilhão, reutilizando embalagens de detergentes, e a distribuição de fichas de atividades relacionadas com o tema, com exercícios de pintura e jogos variados, para além de outras atividades de sensibilização propostas por uma animadora.

Em parceria com a empresa ERSUC, o Município levou também a alguns Centros Escolares a atividade “A Nossa casa é um Planeta“, uma ação de educação e sensibilização ambiental, promovendo comportamentos ambientalmente adequados na temática dos resíduos urbanos, que assentou na projeção de filmes em 360º, com conteúdos especificamente preparados para alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo, em dois planetários itinerantes (tendas insufláveis próprias para o efeito). Para além da visualização dos filmes, as crianças tiveram ainda a possibilidade de colocar questões sobre a temática ambiental a um monitor qualificado, que assim teve a oportunidade de reforçar e consolidar a mensagem passada no filme.

A acompanhar algumas das atividades realizadas por todo o Concelho, estiveram Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara, e Lília Ana Águas, Vereadora da Educação. Jorge Pato destacou a “importância desta iniciativa na sensibilização dos mais novos para a questão da prevenção dos resíduos e torná-los ‘embaixadores’ da causa ambiental junto dos adultos”. Lília Ana Águas, por seu lado, apontou a “educação para a cidadania, em todas as suas vertentes, como fundamental para a construção de um mundo melhor, através da promoção de comportamentos de respeito pelas pessoas e pela natureza”.

A par destas duas ações, a página de facebook do Município de Oliveira do Bairro publicou, ao longo dos nove dias da iniciativa, dicas sobre a prevenção de resíduos e informação relativa à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.



Sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), com o apoio do programa LIFE+ da Comissão Europeia, decorreu entre 17 e 29 de Novembro de 2018, este ano com o tema "Prevenção de resíduos perigosos: hora de desintoxicação!”.

As iniciativas da EWWR, visam a sensibilização do público para a Prevenção de Resíduos, através de diferentes ações (cursos, seminários, campanhas de sensibilização, ferramentas comunicacionais/interativas, jogos, etc.).

O objetivo da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é o de sensibilizar ao máximo a população para a problemática dos resíduos, em particular para a sua prevenção, motivando a responsabilização de cada cidadão.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial