Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Radiolândia vai entrevistar seniores sobre a Rádio
27-11-2018
Estúdio de Gravação da Radiolândia

A Radiolândia – Museu do Rádio, localizada em Bustos, vai promover, entre 3 e 7 de dezembro, o projeto “Reviver Memórias da Rádio”, que convida a população sénior a partilhar as suas experiências à volta da rádio, em entrevistas gravadas.

As sessões vão decorrer duas vezes por dia, às 10h30 e 14h30, e começam com a visualização de vídeos com algumas das mais importantes figuras da Rádio em Portugal, que servirão de mote para as entrevistas gravadas no estúdio da Radiolândia, onde os participantes poderão partilhar as suas memórias, de infância ou já na idade adulta, relacionadas com a Rádio.

As gravações áudio das entrevistas ficarão no espólio da Radiolândia, enquanto registo privilegiado de quem viveu a época dourada da rádio e da importância que teve ao longo do séc. XX e que continua a assumir, para determinados públicos, nos dias de hoje. Estes registos, que simulam uma autêntica emissão de rádio, poderão ser levados pelos participantes em formato digital ou posteriormente enviados via e-mail.

As inscrições para o projeto “Reviver Memórias da Rádio” podem ser feitas junto da Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através do número de telefone 939 951 072, ou do e-mail museus@cm-olb.pt, até ao dia anterior de cada sessão.



Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia - Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva.

O espaço está aberto de segunda a sexta feira, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00, aos sábados entre as 14h00 e as 18h00 e aos domingos e feriados mediante marcação prévia, para os contactos 939 951 072 / radiolandia@cm-olb.pt.

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial