Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
António Sala esteve "à Conversa" na Radiolândia
02-10-2018
António Sala - Conversas da Rádio

A terceira edição das “Conversas da Rádio” levou cerca de centena e meia de pessoas à Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, para conhecerem melhor António Sala, considerado em 2017, pelos ouvintes do Rádio Clube de Português, como “a maior figura de sempre da história da Rádio em Portugal”.

Na conversa com o jornalista João Paulo Teles, António Sala assumiu-se como Bairradino, uma vez que viveu uma parte da sua infância, entre os 6 e os 10 anos, em Vila Nova de Monsarros (Anadia), aldeia da sua avó Sara. Na presença de alguns amigos desse tempo, o locutor, apresentador, músico e escritor, desvendou muitas outras histórias, sempre com uma pitada de humor à mistura, que construíram o seu extraordinário e riquíssimo percurso profissional, marcado para sempre pelo programa "Despertar", da Rádio Renascença, do qual foi realizador e apresentador, que se transformou no maior fenómeno de popularidade radiofónica em Portugal, líder absoluto de audiências, durante as décadas de 1980 e 1990.

Face ao elevado número de pessoas que, ao longo da última semana, foram contactando a Radiolândia para obter mais informações sobre a “visita” de António Sala a Bustos, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelo equipamento, antecipou a grande afluência que esta edição das “Conversas da Rádio” teve, preparando um espaço na área exterior do Museu, para albergar todos os interessados em ver e ouvir um dos melhores comunicadores que a rádio nos ofereceu e que ficou no coração de várias gerações de portugueses.

A terceira edição das “Conversas da Rádio” integrou a programação da Rede de Museus de Oliveira do Bairro, promovida pelo Município no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que decorreram entre 28 e 30 de setembro.

”Conversas da Rádio” é um projeto promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, com o objetivo captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com algumas das figuras mais importantes da rádio nacional e local, oferecendo ao público algumas das mais marcantes memórias coletivas ligadas à rádio, contadas pela voz dos principais intervenientes.

A primeira edição, realizada no dia 20 de abril, contou com a presença dos radialistas João Ricardo Pateiro (TSF), Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Janes (TSF) e Teófilo Fernando (TSF), e a segunda, a 19 de maio, teve como convidado o ator Ruy de Carvalho.



Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

Este novo museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia - Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

António Sala - Conversas da Rádio
António Sala - Conversas da Rádio
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial