Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Festival de Ciência | 3, 4 e 5 de outubro
25-09-2018
evento_facebook_banner_feciob_2018

O Festival de Ciência de Oliveira do Bairro está de regresso ao Espaço Inovação nos dias 3, 4 e 5 de outubro, para mais um encontro entre alunos e público em geral com cientistas, universidades e entidades educativas e científicas de referência.

O evento, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro em parceria com o Instituto de Educação e Cidadania (IEC), localizado na vila de Mamarrosa, tem como objetivo promover a partilha e a fluidez de comunicação entre diferentes áreas da Ciência e suas aplicações. A entrada será gratuita e terá as portas abertas, sempre com muitas atividades e animação, entre as 9h00 e as 18h30.

Das novidades propostas para esta edição, destacam-se as quatro tendas dedicadas aos quatro elementos (Ar, Terra, Água, Fogo) - com várias atividades dinamizadas por entidades especializadas -, os espaços Profissões, da Saúde, Tecnologia, Educação e Economia e Afins, onde os mais novos poderão colocar questões a profissionais das várias áreas, e uma aplicação mobile (Youclap), que colocará desafios aos visitantes nos vários stands das entidades presentes.

Em destaque estará também o debate “Conversas sobre Ciência”, no dia 5, às 15h00, que juntará Helena Freitas, Doutorada em Ecologia e Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Francisco Corte Real, Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Vânia Calisto, Doutorada em Química e Investigadora em Pós-Doutoramento no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, Paulo Oliveira, Doutorado em Bioquímica e Vice Presidente da Sociedade Europeia de Investigação Clínica (Universidade de Coimbra), moderados pela jornalista do Observador Vera Novais.

O Festival da Ciência de Oliveira do Bairro surge na sequência do reconhecimento de Oliveira do Bairro como “Município Europeu de Cultura Científica”, atribuído em 2014 pelo projeto europeu PLACES, com base nas atividades científicas que têm decorrido nas escolas do concelho e no IEC. Ao longo dos últimos anos, o IEC e o Município de Oliveira do Bairro têm assegurado o ensino experimental das ciências nas escolas do Concelho, com a participação de institutos de investigação das universidades. A sinergia entre estas instituições fortalece a capacidade do Município para assumir responsabilidades acrescidas na área da Educação.

Sendo uma aposta na divulgação científica para todas as idades mas com incidência nos mais novos, o evento contará também com a participação dos agrupamentos de escolas de Oliveira do Bairro, Águeda Sul e Anadia, para além do Instituto Profissional da Bairrada, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola Secundária Adolfo Portela e Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada. O universo universitário, como não poderia deixar de ser, também estará representado através das Universidades de Aveiro e de Coimbra. 

No Espaço Inovação vão estar ainda vários polos de investigação e Centros Ciência Viva, associações (Instituto de Educação e Cidadania, Instituto Pedro Nunes, Núcleo Interativo de Astronomia, Coletivo do Alpendre e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro), o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, a Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro e as empresas Crioestaminal, Inova Ria, MediaPrimer, Print4Fun3D e Youclap.

quadrado_web_conversa_5outubro_feciob_2018
quadrado_web_planta_feciob_2018
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial