Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
COMUNICADO | Ensino regressa à zona poente do Concelho
19-06-2018
Duarte Novo - Presidente da Câmara

No âmbito do contrato interadministrativo de delegação de competências em matéria de educação e formação, o Município de Oliveira do Bairro assumiu o compromisso, no quadro da sua ação local, de possibilitar o desenvolvimento de uma maior autonomia pedagógica, curricular, administrativa e organizativa.

Acredita o Município que, através deste modelo, consegue-se um aperfeiçoamento do serviço público em matéria de Educação, na qualidade da aprendizagem das crianças e dos jovens, através de medidas mais eficazes, que permitem a melhoria contínua nas suas práticas pedagógicas, e um crescente envolvimento da comunidade educativa.

Esta gestão partilhada do sistema educativo local, permitiu ao Executivo Municipal, assim que tomou posse em outubro de 2017, encetar diligências junto da Tutela, para que todos os alunos do Concelho tivessem, de forma igual, o acesso ao ensino, compromisso este que fora assumido perante a população. Para isso, entendeu que era imprescindível ter um estabelecimento de ensino que servisse a zona poente do Concelho, nomeadamente a União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e a Freguesia da Palhaça. Esta pretensão contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, na pessoa da Dra. Júlia Gradeço, que sempre acompanhou todo o trabalho realizado pelo Executivo Municipal. Após todo o trabalho efetuado, foi possível o Município chegar a acordo com a Sociedade de Promoção Social – Obra do Frei Gil, quanto ao arrendamento das instalações sitas em Bustos, e paralelamente obter a autorização do Ministério da Educação, para que aquele equipamento fosse integrado na oferta pública de ensino concelhio.

 

A partir do ano letivo 2018/19, a rede pública de ensino concelhio, ao nível do 2.º e 3.º ciclos de ensino, contará com a Escola Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, a Escola Dr. Acácio de Azevedo, em Oliveira do Bairro, e a Escola Dr. Acácio de Azevedo – Extensão Frei Gil, em Bustos.

Este anseio e promessa cumprida resultou do esforço desenvolvido por todo o Executivo, com grande resiliência, coesão, convicção e esforço, acreditando sempre que esta solução seria a melhor para o Concelho de Oliveira do Bairro.



Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial