Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância
09-05-2018
Mês Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Bairro, em parceria com o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde local e com o apoio da Câmara Municipal, desenvolveu em abril, Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, uma série de iniciativas com vista à promoção da parentalidade positiva, deixando um alerta para a prevenção dos maus tratos a que muitas crianças e jovens são ainda sujeitos.

Das atividades desenvolvidas, destacaram-se a distribuição de um laço azul e de marcadores de livro, com uma mensagem sobre esta temática, pelas escolas do Concelho e por colaboradores do Centro de Saúde e Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Em algumas escolas do Concelho, foi ainda feito um “laço humano”, para assinalar a campanha.

Estas atividades tiveram como objetivo envolver e motivar as famílias para o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física, reforçando que prevenir o maltrato é promover o bom trato.

Destaque ainda para o espetáculo de apresentação do projeto pedagógico de combate à Violência no Namoro "Amar-te e Respeitar-te", realizado no dia 26 de abril no Quartel das Artes, destinado a alunos do 3.º ciclo e ensino secundário do Concelho, que contou com a participação do rapper Jimmy P.

Este espetáculo, que contou com momentos de música e teatro, teve como objetivo capacitar e dotar os e as jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares.

 

Aproveitando as atividades desenvolvidas durante o mês de abril, a CPCJ de Oliveira do Bairro reforça o apelo para que as pessoas que tenham conhecimento de casos de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, negligência física e emocional, exploração de trabalho infantil, testemunhas de violência, consumo de estupefacientes, abandono escolar, etc., que envolvam crianças e jovens, façam chegar à entidade essa informação, através de carta, email (cpcjolb@cm-olb.pt), telefone (234 745 001 ou 234 732 131) ou pessoalmente na sua sede (em frente ao Espaço do Cidadão de Oliveira do Bairro). Mais do que um dever cívico, a denúncia de situações que coloquem em perigo as crianças é uma obrigação de cada cidadão.

 

 

A História do Laço Azul

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para atrair a atenção das pessoas. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e falava dos maus-tratos que a sua filha e o seu namorado davam aos seus três netos e que culminou com a morte de um deles, Michael, de apenas 3 anos.

 

Bonnie Finney escolheu a cor azul para nunca mais se esquecer dos corpos batidos e cheios de nódoas negras, que depois passavam a azuladas, dos seus netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

 

A campanha Blue Ribbon (Laço Azul) expandiu-se por todo o mundo, e em muitos países é promovido o uso de fitas azuis durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram como resultado de abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir a negligência e os maus-tratos a crianças.

 

A história de Bonnie Finney demonstra o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar da consciência de pessoas de todo o mundo, relativamente aos maus-tratos a crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Jimmy P no QA
Jimmy P
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial