Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Município representado na Feira de Natal de Lamballe
19-12-2017
Visita a Lamballe

O Município de Oliveira do Bairro esteve, uma vez mais, representado na Feira de Natal da cidade francesa de Lamballe, que decorreu entre 8 e 10 de dezembro, no âmbito da geminação entre as duas cidades.

O Executivo Municipal foi representado pela Vereadora Lília Ana Águas, responsável pelo Pelouro da Cultura, e contou com a participação das artesãs Carlinda Santos e Zaida Cruz, com Manuel Martins, do Comité de Geminação de Oliveira do Bairro, e com Isabel Roça, técnica do Município.

Carlinda Santos e Zaida Cruz marcaram presença na feira com uma grande diversidade de produtos de artesanato local, que incluíram peças em cerâmica e bordados.

Lília Ana Águas aproveitou a viagem para reunir com a Presidente e o Vice-Presidente do Comité de Geminação de Lamballe, este último também Vereador do Município francês, de forma a preparar as próximas ações no âmbito da geminação. Alvo desta reunião foi também a visita de alunos de Lamballe a Oliveira do Bairro, em abril de 2018, que contará com um programa social diferente do habitual, com vista a dar a conhecer aos jovens franceses pontos de interesse do nosso Concelho que ainda não foram apresentados em intercâmbios anteriores. Este programa incluirá a Radiolândia - Museu do Rádio, único no país, com um espólio vastíssimo, assim como visitas às vinhas na Bairrada e às adegas de produtores engarrafadores do concelho.

O balanço da presença oliveirense em Lamballe não poderia ser melhor. Se para Lília Ana Águas a viagem foi bastante positiva, “pelo trabalho desenvolvido para encontrar novas formas de potenciar e reforçar a ligação entre as duas comunidades”, para Zaida Cruz a presença em França foi “fenomenal”, destacando o “calor humano difícil de exprimir” com que foram recebidas pelos lamballeses.

Na última atividade realizada no âmbito da geminação entre Oliveira do Bairro e Lamballe, trinta e três alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro viajaram até à cidade francesa, entre 4 e 11 de novembro, para mais uma edição do intercâmbio escolar que tem ligado as duas comunidades desde 1998.

Recorde-se que desde 1998, ano da assinatura do Protocolo de Geminação entre as duas cidades, que alunos do concelho de Oliveira do Bairro visitam Lamballe e recebem em suas casas os seus congéneres franceses, num intercâmbio escolar que tem marcado não só a ligação entre as duas comunidades mas sobretudo todos aqueles que passaram por esta inesquecível experiência, que muitos não hesitam em repetir.

A 18 de julho de 1998, o Município de Oliveira do Bairro e a Comune de la Ville de Lamballe (Bretanha - França) assinaram o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, dando início a contactos, intercâmbios e iniciativas regulares, que criaram laços de fraternidade e amizade fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico das duas comunidades.

A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d'Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro.

Reunião com Comité de Geminação de Lamballe
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial