Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Receção à Comunidade Educativa | AEOB
06-09-2017
Recepção à Comunidade Educativa

O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol acolheu, no passado dia 4 de setembro, o evento Receção à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB), que reuniu dirigentes, docentes, pessoal não docente e associações de pais.

A iniciativa, que desde 2006 tem sido uma aposta da Câmara Municipal, em parceria com o AEOB, para marcar o início do ano letivo e apresentar o concelho e as suas estratégias para a área da educação a toda a comunidade educativa, em especial aos novos professores do agrupamento, foi aproveitada para a apresentação do Plano Educativo Estratégico Municipal de Oliveira do Bairro (PEEMOB) 2017-2021, documento que servirá como instrumento privilegiado da autarquia para a definição de uma política educativa local. A apresentação foi feita por António Augusto Neto Mendes, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, que coordenou a elaboração do plano.

De seguida, a Diretora do AEOB, Júlia Gradeço, apresentou o Plano Anual do agrupamento, dando especial atenção aos mais de 80 novos professores que chegam este ano letivo ao Concelho, informando-os que o Município de Oliveira do Bairro é um dos pioneiros do programa “Aproximar Educação”, de descentralização de competências na área da educação, que reconheceu “tem sido uma mais-valia muito grande para o agrupamento”. Ainda a este propósito, Júlia Gradeço agradeceu ao Executivo Municipal a colaboração e o apoio disponibilizados, garantindo que “têm estado sempre ao nosso lado”, deixando expresso o desejo de que “o próximo Executivo dê continuidade a este processo”. “Estou certa que isso irá acontecer", afirmou.

Na apresentação do Plano Anual do Agrupamento, Júlia Gradeço destacou ainda o aumento do número de alunos (2.502 alunos em 2017/18 face a 2.118 alunos no ano letivo anterior), oriundos na sua maior parte de estabelecimentos de ensino de Bustos, Famalicão e Mogofores. Sobre o desafio e a responsabilidade que este aumento significa para toda a comunidade educativa, a responsável lembrou que já no ano passado chegaram cerca de uma centena de novos alunos, que tiveram uma “integração excecional” às suas novas escolas, facto comprovado através de uma auscultação efetuada no final do ano letivo, que evidenciou ainda a pretensão desses alunos em continuarem no agrupamento. Ainda a este propósito, e dirigindo-se aos professores e pessoal não docente, Júlia Gradeço deixou um apelo: “Vamos mostrar a todos que o ensino público tem excelentes profissionais e que os alunos, no final do ano, estarão completamente integrados e felizes connosco”.

No final da sua intervenção, a Diretora do AEOB agradeceu “do fundo do coração” a colaboração que a Câmara Municipal tem prestado ao agrupamento, nomeadamente à equipa da área da Educação da autarquia, “liderada por uma pessoa que esteve incondicionalmente ao nosso lado, também porque é uma de nós: Sra. Vereadora Elsa Pires, muito obrigado”.

O agradecimento estendeu-se depois ao Vice-Presidente da Câmara, Cristovão Batista, pelo trabalho e empenho em resolver os problemas mais prementes e dotar as escolas das melhores condições físicas possíveis e, finalmente, ao Presidente Mário João Oliveira, por ter elegido a Educação como uma prioridade da sua ação ao longo dos últimos 12 anos: “Sr. Presidente, muito obrigado, porque provou que a Educação era mesmo uma prioridade e por ter estado sempre ao nosso lado, especialmente quando o ensino público no concelho foi tão atacado por razões que não eram da nossa responsabilidade”.

Seguiu-se a intervenção de Mário João Oliveira, que agradeceu as palavras da responsável do agrupamento, confessando-se “sensibilizado” com o que ouviu. O líder do Executivo Municipal agradeceu a Júlia Gradeço, “por tudo o que fez pela Educação no nosso concelho”, estendendo depois o agradecimento a Elsa Pires e a Cristovão Batista, Vereadora da Educação e Vice-Presidente, respetivamente, e aos colegas de executivos anteriores com intervenção nesta área.

Para comprovar que a Educação foi sempre a prioridade dos seus Executivos, Mário João Oliveira afirmou que a maior fatia dos 100 milhões de euros investidos no concelho, nos últimos doze anos, foi feita precisamente nesta área.

A finalizar, o Presidente da Câmara deixou uma palavra aos novos professores do agrupamento, desejando que “se sintam bem nas nossas escolas e no nosso concelho”. Dirigindo-se a todos os presentes, que praticamente enchiam o auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, Mário João Oliveira deixou-lhes uma última mensagem: “Com a vossa missão teremos um futuro mais promissor”.

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial