Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Sessão SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego
04-07-2017
SI2E

Oliveira do Bairro vai receber no dia 14 de julho, às 17h00, no auditório do Espaço Inovação, uma sessão de divulgação e esclarecimento sobre o SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, lançado no contexto do Quadro Portugal 2020.

Esta sessão, que integra o programa da Expo Bairrada 2017, que decorre entre 7 e 16 de julho no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, é promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e pela Associação Industrial de Aveiro (AIDA), servindo também para a apresentação da abordagem integrada da Região de Aveiro ao Programa SI2E.

Depois das apresentações das várias vertentes do SI2E feitas por técnicos da CIRA e da AIDA, haverá espaço para o esclarecimento de dúvidas a colocar pelos empreendedores presentes.

O SI2E é um sistema de incentivos que admite o financiamento para a criação ou expansão de micro e pequenas empresas, implicando investimento e a criação líquida de postos de trabalho, ou ainda para a criação líquida de postos de trabalho, implicando investimento. Os avisos de concurso estarão abertos no segundo semestre de 2017, em todos os 11 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que o Concelho de Oliveira do Bairro integra.

Este sistema, que se enquadro no Quadro Portugal 2020, relativo aos apoios estruturais da União Europeia ao nosso país entre 2014 e 2020, visa operacionalizar os apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego, através dos Programas Operacionais Regionais, no âmbito das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, dinamizadas pelos Grupos de Ação Local (GAL), dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), dinamizados pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) e pelas Áreas Metropolitanas (AM), e de outras intervenções de apoio ao empreendedorismo e à criação de emprego da iniciativa das Autoridades de Gestão (AG).

Com a implementação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) e das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) é possível o apoio a micro e pequenas empresas, contribuindo para o desenvolvimento e diversificação da economia local e por conseguinte para a promoção do emprego.

No âmbito do Portugal 2020, as abordagens de desenvolvimento territoriais são consideradas essenciais para a promoção de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, de forma a promover as especificidades sub-regionais e a capitalizar os seus ativos, permitindo ganhos de eficiência e de integração na prossecução das finalidades de política pública. Neste sentido, na Região de Aveiro esta política materializa-se através de duas abordagens territoriais, sendo elas as ITI - Investimentos Territoriais Integrados, operacionalizada através da EIDT, da responsabilidade da CIRA, e as DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária, operacionalizadas através das EDL Rural e Costeira, geridas, respetivamente, pela AIDA e pela CIRA.

Estas estratégias foram construídas envolvendo o tecido empresarial, o sistema científico e tecnológico, os agentes institucionais, públicos e associativos, de forma a estimular a dinâmica produtiva e empreendedora da região.

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial