Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
"O Natal do Notas" no Museu de Etnomúsica da Bairrada
04-12-2018
Museu de Etnomúsica da Bairrada

O Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal vai promover, entre 10 e 14 de dezembro, o ateliê “O Natal do Notas”, destinado a crianças com idades entre os 3 e os 10 anos.

A iniciativa consiste num teatro de sombras chinesas que apresentará “O Natal do Notas”. Os mais novos vão conhecer a história do Notas, a mascote do Museu de Etnomúsica da Bairrada, que decidiu colocar um anúncio na rádio “Radiolândia FM”, a pedir voluntários para o acompanharem num animado concerto de Natal. Ao convite, responderam instrumentos musicais de todo o lado, na esperança de conseguirem um lugar em tão importante concerto.

As sessões, que são gratuitas, vão decorrer de 2.ª a 6.ª feira, entre 10 e 14 de dezembro, às 10h30 e 14h30. As inscrições para cada sessão e pedidos de mais informação podem ser feitas junto da Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através do número de telefone 939 951 072, ou do e-mail museus@cm-olb.pt, até ao dia anterior de cada sessão.

Esta iniciativa integra a programação do Município de Oliveira do Bairro para a quadra natalícia, que inclui um conjunto de atividades delineados para vários públicos, privilegiando, como não poderia deixar de ser, as crianças.



MUSEU DE ETNOMÚSICA DA BAIRRADA

Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina.

O Museu leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças a adultos e população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região bairradina, contribuindo para um crescente conhecimento da música e das raízes culturais do nosso território, eternizando as nossas tradições, a nossa história e a nossa identidade.

O Museu de Etnomúsica da Bairrada é um espaço moderno, dotado de todos os serviços essenciais ao cumprimento das suas funções museológicas, como sejam a Oficina de Restauro, Limpeza e Tratamento de Peças, Centro de Investigação Documental e Zona de Reservas, áreas que podem ser visitadas. Dispõe igualmente de uma sala para a realização de conferências, palestras e outros eventos, bem como de uma área reservada a atividades educativas, vocacionada para o público infantil.

Composto por dois espaços expositivos distintos, este equipamento museológico alberga importantes coleções divididas em Instrumentos Musicais, Documentos Manuscritos (partituras, diários, publicações periódicas e monografias, entre outros), Registos de Imagem, Depoimentos de História Oral, Têxteis (destacando-se o núcleo do traje regional), Equipamento de Gravação, Reprodução, Emissão e Tratamento de Som (gravadores de bobines, gira-discos, grafonolas, gramofones, vitrolas, recetores de rádio, entre outros) e Mobiliário de Armazenamento de Documentação Sonora, todas elas provenientes dos cinco concelhos bairradinos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro).

Para além do vasto espólio que possui, o Museu conta ainda com duas exposições abertas ao público. A exposição permanente “A Arte dos Sons”, um conjunto expositivo que descreve uma narrativa introdutória ao papel histórico que a música e o associativismo a ela ligado desempenham na cultura da região da Bairrada, numa viagem feita através de instrumentos musicais e trajes regionais, e a exposição temporária “Banda Filarmónica da Mamarrosa: 100 Anos ao Serviço da Cultura”, inaugurada em 2016, que assenta em documentos e objetos físicos do Museu, celebrando o percurso secular da instituição, desde os tempos do seu fundador, Jaime de Oliveira, até aos dias de hoje.



Horário de abertura:

Segunda a Sexta feira: 10h00-13h00 | 14h00-18h00

Sábados, Domingos e Feriados: Mediante marcação prévia



Bilhetes:

Preço: 2,5€

O mesmo bilhete dá acesso a duas visitas: uma ao Museu de Etnomúsica da Bairrada e outra à Radiolândia – Museu do Rádio.  

As visitas podem ser feitas em dias distintos, em qualquer altura do ano, durante o período de funcionamento de cada museu, sem data limite de validade.



Entrada Gratuita a:

• Crianças com menos de 12 anos;

• Utentes provenientes das IPSS do Concelho de Oliveira do Bairro;

• Alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Oliveira do Bairro;

• Parceiros da Rede de Museus de Oliveira do Bairro (doadores e depositantes).



Contactos:


Telefone:  234 757 005

E-mail: memb@cm-olb.pt

Site: http://mmolb.cm-olb.pt

Rua Jaime Pato

3770 - 410 Troviscal - Oliveira do Bairro



REDE DE MUSEUS DE OLIVEIRA DO BAIRRO

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, engloba atualmente o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal e dedicado à preservação do património cultural bairradino produzido na área musical, e a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado na vila de Bustos, dedicado à temática do rádio, que alberga um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

Os dois museus distam entre si cerca de 5 km e podem ser visitados com o mesmo bilhete, adquirido em qualquer um dos dois espaços museológicos.


Acessibilidade

Os equipamentos da Rede de Museus de Oliveira do Bairro são acessíveis a todo o público com necessidades especiais, sejam elas físicas, intelectuais ou sociais.


Parque de Estacionamento

Os dois museus dispõem de parque de estacionamento gratuito para veículos ligeiros e autocarros de passageiros.

CARTAZ_O Natal do Notas
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial