Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Festival de Ciência terminou com dia para as famílias
10-10-2018
Festival de Ciência

O Festival de Ciência de Oliveira do Bairro terminou na passada 6.ª feira, 5 de outubro, com um dia dedicado às famílias, que aproveitaram o feriado para ver e ouvir cientistas conversarem sobre ciência e para descobrir e experimentar o que de mais interessante se faz em Portugal nesta área.

A iniciativa decorreu nos dias 3, 4 e 5 de outubro e voltou a juntar alunos e público em geral com cientistas, universidades e entidades educativas e científicas de referência, com o objetivo de promover a partilha e a fluidez de comunicação entre diferentes áreas da Ciência e suas aplicações.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade que, em parceria com o Instituto de Educação e Cidadania (IEC), promoveu a iniciativa, apresentou-se “muito satisfeito” com a forma como decorreu o festival, salientando o “formato pedagógico, interessante e até divertido de apresentar e divulgar a ciência aos milhares de crianças e jovens, de toda a região, que passaram pelo Espaço Inovação”. “Penso que conseguimos desmistificar aquela ideia de que a ciência é só para os génios, fechados em laboratórios, provando que praticamente qualquer pessoa pode sentir-se cientista, até porque abarca inúmeras áreas do conhecimento e da vida”, acrescentou o autarca de Oliveira do Bairro.

Um dos pontos altos da programação do Festival de Ciência foi o debate “Conversas sobre Ciência”, que se realizou no feriado, 5 de outubro, e que contou com Helena Freitas, Doutorada em Ecologia e Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Francisco Corte Real, Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Vânia Calisto, Doutorada em Química e Investigadora em Pós-Doutoramento no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, Paulo Oliveira, Doutorado em Bioquímica e Vice-Presidente da Sociedade Europeia de Investigação Clínica (Universidade de Coimbra), moderados pela jornalista do Observador Vera Novais.

Depois de uma breve apresentação por parte de cada convidado, foram debatidos vários temas de grande importância para a sociedade, como as alterações climáticas, as preocupações éticas na ciência, o apoio e financiamento à ciência e a necessidade de um calendário de financiamento de longo prazo, o papel da ciência e dos cientistas na transformação do mundo e na defesa do planeta e da humanidade e a importância de comunicar a ciência de uma forma que o público em geral perceba e valorize, entre outras questões, algumas delas propostas pelas pessoas que assistiram ao debate.

Das novidades propostas para esta edição, destacaram-se as quatro tendas dedicadas aos quatro elementos (Ar, Terra, Água, Fogo) - com várias atividades dinamizadas por entidades especializadas -, os espaços Profissões, da Saúde, Tecnologia, Educação e Economia e Afins, onde os mais novos tiveram a oportunidade de colocar questões a profissionais das várias áreas, e uma aplicação mobile (Youclap), que colocou desafios aos visitantes nos vários stands das entidades presentes.

Sendo uma aposta na divulgação científica para todas as idades, mas com incidência nos mais novos, o evento contou com a participação dos agrupamentos de escolas de Oliveira do Bairro, Águeda Sul e Anadia, para além do Instituto Profissional da Bairrada, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola Secundária Adolfo Portela e Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada. O universo universitário, como não poderia deixar de ser, também esteve representado através das Universidades de Aveiro e de Coimbra.

Nesta edição do Festival de Ciência de Oliveira do Bairro, estiveram ainda vários polos de investigação e Centros Ciência Viva, associações (Instituto de Educação e Cidadania, Instituto Pedro Nunes, Núcleo Interativo de Astronomia, Coletivo do Alpendre e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro), o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, a Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro e as empresas Crioestaminal, Inova Ria, MediaPrimer, Print4Fun3D e Youclap.



Sobre o Festival de Ciência de Oliveira do Bairro

O Festival da Ciência de Oliveira do Bairro surge na sequência do reconhecimento de Oliveira do Bairro como “Município Europeu de Cultura Científica”, atribuído em 2014 pelo projeto europeu PLACES, com base nas atividades científicas que têm decorrido nas escolas do concelho e no IEC. Ao longo dos últimos anos, o IEC e o Município de Oliveira do Bairro têm assegurado o ensino experimental das ciências nas escolas do Concelho, com a participação de institutos de investigação das universidades. A sinergia entre estas instituições fortalece a capacidade do Município para assumir responsabilidades acrescidas na área da Educação.

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial