Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Passeio da Memória | Comunidade sensibilizada para a doença de Alzheimer
11-09-2018
Passeio da Memória

O Município de Oliveira do Bairro associou-se no passado sábado, 8 de setembro, à associação Alzheimer Portugal, para promover a iniciativa “Passeio da Memória”, uma caminhada solidária que contou ainda com uma sessão de informação e sensibilização sobre esta demência.

Ainda antes da caminhada, que saiu da Câmara Municipal em direção ao Parque dos Pinheiros Mansos, num percurso de cerca de 6 Km, ida e volta, os participantes reuniram-se para ouvir a Psicóloga Carina Carvalho, técnica da “Linha Informar e Apoiar Mais”, da Alzheimer Portugal, e o Psiquiatra Artur Furet.

Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Idade Maior, apresentou os oradores, a quem agradeceu a presença, referindo que esta iniciativa se enquadrava na estratégia delineada pela autarquia “para o apoio consistente e continuado à população sénior do Concelho”, colaborando, neste caso, na difusão de conhecimentos sobre o Alzheimer, “com o objetivo de capacitar cuidadores e técnicos da área para uma melhor intervenção no âmbito desta demência”. Recorde-se que a autarquia de Oliveira do Bairro criou, em maio deste ano, o pelouro da Idade Maior, dedicado exclusivamente aos assuntos relacionados com a população sénior do Concelho, com o objetivo de promover o envelhecimento saudável, de forma ativa e positiva, tendo para o efeito elaborado a “Carta Social do Idoso”.

Na sua apresentação, Carina Carvalho garantiu que, de entre todas as pessoas que estavam a assistir à sessão, uma parte significativa delas, daqui a 20/30 anos, terá demência ou será cuidadora de alguém com essa patologia. Às famílias que lidam com a doença, a psicóloga defendeu uma abordagem "com paciência e muito carinho”, explicando que, na fase inicial, “os doentes apercebem-se do problema e não há ninguém que sofra mais com isso do que eles próprios, ainda antes desse sofrimento passar para família”. Partilhando os “Princípios da abordagem centrada na pessoa com demência”, como forma de as famílias lidarem com a doença, Carina Carvalho respondeu às várias questões colocadas pelo público, deixando uma mensagem aos cuidadores, sobretudo aos mais novos, referindo que "a forma como hoje cuidamos, será a forma como mais tarde seremos cuidados".

Os aspetos mais técnicos da doença foram abordados pelo Médico Psiquiatra Artur Furet, que informou que, apesar de não haver estudos em Portugal sobre a quantidade de casos, julga-se que devam existir “entre 80.000 e 120.000 pessoas com Alzheimer” no nosso país, número com tendência a aumentar “face ao envelhecimento da população”. Com este enquadramento, Artur Furet defendeu a importância de haver formação para os cuidadores e famílias, para que possam saber o que estão a enfrentar e o que podem esperar face à evolução da doença e às suas consequências nos doentes.

Na sessão, foi ainda dado a conhecer o apoio que a Câmara Municipal oferece às famílias com familiares com demência, através dos seus serviços de atendimento no âmbito da área da Ação Social.



“Passeio da Memória”

O “Passeio da Memória”, promovido pela Alzheimer Portugal, que festeja este ano o seu 30.º aniversário, repete-se durante o mês de setembro em mais 66 localidades de todo o país, no âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que se celebra a 21 de setembro, tendo como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

As inscrições para todas as edições, em várias localidades, do “Passeio da Memória”, iniciativa de cariz solidário, devem ser efetuadas no site www.passeiodamemoria.org e implicam um donativo de, no mínimo, 5€ por participante, entregues diretamente à Associação Alzheimer Portugal.

A Alzheimer Portugal tem em funcionamento uma linha de apoio para cuidadores de pessoas com demência, assim como para todos aqueles que desejem obter mais informações. A linha telefónica (213 610 465) funciona todos os dias úteis, das 10h00 às 13h e das 14h00 às 17h. 

Passeio da Memória
Passeio da Memória
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial