Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Geminação Oliveira do Bairro - Lamballe celebra 20.º aniversário
10-07-2018
20 aniversário Geminação Oliveira do Bairro Lamballe

Oliveira do Bairro e a cidade francesa de Lamballe celebraram este domingo, 8 de julho, o 20.º aniversário da geminação entre as duas cidades, com uma cerimónia que incluiu a inauguração de um monumento alusivo à efeméride.

 

Na ocasião, Duarte Novo, Presidente Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, manifestou-se confiante de que a geminação irá “continuar a promover o encontro entre as duas comunidades, que saberão colher os frutos resultantes desta tão forte ligação”. Segundo o autarca, a ligação com Lamballe tem “um futuro de cooperação bilateral promissor, que, seguramente, será repleto de sucessos conjuntos”.

 

Por seu lado, Lília Ana Águas, Presidente do Comité de Geminação de Oliveira do Bairro e Vereadora da Câmara Municipal, realçou “o reforço de todo o trabalho que vem sendo feito” e o objetivo de “pensar em novas formas de cooperação e de promover e contribuir para o desenvolvimento de uma cada vez melhor cidadania, metas que visamos atingir reforçando estes laços de amizade”. “Hoje celebramos e assumimos para com as gerações futuras a garantia da continuidade desta tão profícua geminação, para a qual, mais do que fazer votos, tenho a certeza que perdurará proveitosamente por muitos e longos anos”, referiu Lília Ana Águas, na ocasião.

 

A cerimónia contou com a presença de Loic Cauret e de Thierry Gauvrit, Presidente e Vereador, respetivamente, da Câmara Municipal de Lamballe, bem como da delegação francesa que veio a Oliveira do Bairro para participar na EXPOBAIRRADA 2018, que decorreu entre 4 e 8 de julho.

 

 

Monumento alusivo

O monumento alusivo ao 20.º aniversário da Geminação entre Oliveira do Bairro e Lamballe, localizado na rotunda próxima do Espaço Inovação, apresenta 3,36m de altura e uma largura de 1,30. O conceito da peça nasce a partir de uma base circular que representa a fundação ou o alicerce da geminação, em que a parte inferior da conferência está dividida em duas metades que simbolizam as duas cidades. O elemento é constituído por duas peças iguais individualizadas, com "crescimento" ascendente, lado a lado na sua verticalidade, como simbologia da continuidade da geminação de cidades gémeas e do crescimento das relações a nível cultural, social, de afinidades e de interesses comuns entre as comunidades.

Sobre as duas peças verticais está inserido um elemento circular transparente, que lembra o registo do tempo, reforçando a ideia de memória, sobre o qual pousa uma moldura que envolve o apertar de duas mãos, como símbolo de uma relação duradoura, baseada na amizade, solidariedade e laços de cooperação entre os dois Municípios.

 

 

Geminação Oliveira do Bairro/Lamballe

Foi no dia 18 de julho de 1998 que o Município de Oliveira do Bairro e a Comune de la Ville de Lamballe (Bretanha - França) assinaram o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, dando início a contactos, intercâmbios e iniciativas regulares, que visam a criação de laços de fraternidade e amizade que concorram para o desenvolvimento social, cultural e económico das duas comunidades.

 

A ligação entre estas duas cidades, e as suas gentes, teve a sua génese na relação da ADASMA (Associação de Dadores de Sangue da Mamarrosa) com a sua congénere Donneurs de Sang Penthiévre de Lamballe. Foi esse o ponto de partida para um crescendo de contactos e vontades que deram origem à geminação.

 

Vinte anos depois, o balanço é francamente positivo e o trabalho dos dois Comités de Geminação continua a dar frutos, consequência de um trabalho realizado com muita paixão, de forma organizada e complementar, que tem criado raízes e marcas profundas nas duas comunidades e nos seus movimentos associativos que, muitas vezes por iniciativa própria, continuam a estabelecer contactos com os seus congéneres com o objetivo de aprofundar ainda mais esta ligação fraternal, através de intercâmbios e atividades que permitem trocas de experiências e de conhecimento que valorizam sobremaneira quem neles participa. Exemplo disso são as ligações existentes entre bombeiros voluntários, Rotary Club, bandas de música, grupos de folclore e de cantares, artesãos, dadores de sangue e ainda os intercâmbios escolares que se realizam anualmente, em que alunos do Agrupamento de Escolas do concelho visitam e recebem alunos de Lamballe, criando fortes laços sociais e culturais que sobrevivem à passagem do tempo.

 

A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d'Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro. 

20 aniversário Geminação Oliveira do Bairro Lamballe
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial