Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Santos Populares enchem Estádio com Marchas e Arraial Popular
26-06-2018
Executivo Municipal + Pres. JF

Cerca de 600 marchantes e mais de 2.500 pessoas festejaram, neste sábado, 23 de junho, os Santos Populares em Oliveira do Bairro.

 

Com o Estádio Municipal completamente lotado, não só nas bancadas, mas também na área do arraial popular e das tasquinhas, uma novidade neste evento da autarquia, os festejos dos Santos Populares foram vividos em clima de grande festa e confraternização, marcados por um magnífico desfile de marchas populares, espetáculo que apresentou cerca de 600 pessoas em onze marchas oriundas de todo o Concelho, número que superou as últimas edições da iniciativa.

 

Enquanto no espaço do Arraial Popular se podiam comer as tradicionais sardinhas assadas, bifanas no pão e caldo verde nas tasquinhas exploradas pelas associações locais, pelo relvado do Estádio desfilavam cinco marchas infantis (ABC Bustos, ADREP + Centro Social Paroquial São Pedro da Palhaça, Casa do Povo da Mamarrosa, Centro Ambiente para Todos e Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro), duas marchas mistas, com crianças e adultos (AMALIFECA e SOLSIL), e  quatro marchas adultas (ADREP, Casa do Povo da Mamarrosa, Universidade Sénior de Oliveira do Bairro e Câmara Municipal).

 

Pela primeira vez, a Câmara Municipal não se ficou apenas pela organização da iniciativa e fez questão de apresentar a sua própria marcha. Respondendo ao desafio de Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, a Marcha da Câmara Municipal contou com colaboradores e membros do Executivo e Assembleia Municipal, num total de cerca de 60 marchantes.

Duarte Novo e Jorge Pato, Presidente e Vice-Presidente da Câmara, respetivamente, e Susana Martins, Vereadora do Desporto, aceitaram o repto e, juntamente com Lília Ana Águas, marcharam ao som de “Oliveira Somos Nós”, música que facilmente “entrou nos ouvidos” do muito público presente, que não se cansou de acompanhar o ritmo da marcha com o som das suas palmas.

No final do desfile, Duarte Novo destacou a grande “moldura humana” presente no Estádio Municipal, confessando o “enorme prazer que foi estar na posição de marchante” e “desfrutar de todo o trabalho realizado” quer na preparação e ensaios quer no espetáculo propriamente dito. O Presidente da Câmara congratulou-se ainda com o êxito da aposta da autarquia em proporcionar às associações e aos munícipes “uma noite diferente, conjugando o desfile das marchas com os festejos de S. João, recriando, e proporcionando a todas os participantes e visitantes, um arraial popular com tudo o que tem de mais tradicional”.

 

A poucos minutos da meia-noite, os céus de Oliveira do Bairro foram palco de um espetáculo piromusical absolutamente deslumbrante, com os coloridos efeitos do fogo de artifício a “dançarem” ao som da música escolhida para o efeito. Foram cerca de 10 minutos que “encheram” os olhos de todos os presentes, encerrando com chave de ouro o desfile das marchas populares.

 

A festa continuou logo depois, com o “bailarico” de S. João, com música ao vivo, numa celebração que se prolongou noite dentro.

Arraial Popular
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial