Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica
Poesia “andou à solta” no Concelho
03-04-2018
Semana da Poesia 2018

A poesia “andou à solta” no Concelho de Oliveira do Bairro, entre 19 e 23 de março, com várias atividades intergeracionais, que passaram por exposições, espetáculos, apresentações de livros, recitais e ateliês para os mais novos, entre muitas outras atividades.

 

Para Lília Ana Águas, Vereadora da Educação e Cultura, a iniciativa “traduziu-se num enorme sucesso, atingindo largas centenas de pessoas, entre crianças de escolas e instituições, seniores e restante população, que foi surpreendida a cada dia com as muitas atividades que foram acontecendo por todo o Concelho”.  

 

A Semana da Poesia do Município de Oliveira do Bairro, promovida pela Biblioteca Municipal, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, para celebrar o Dia Mundial da Poesia, que se celebrou a 21 de março, reforçou a aposta na promoção da leitura e, em particular, da poesia portuguesa, contando com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e Instituto Profissional da Bairrada (IPB) e dos seniores da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro (UNISOB) e do Centro Social de Oiã, aproximando gerações através da poesia, envolvendo ainda o Parque Desportivo Municipal e a Rede de Museus do concelho.

 

Foram várias as iniciativas que decorreram em todo o concelho durante a campanha “Ao Sabor da Poesia”, com destaque para a entrega de sacos de pão com poemas nas padarias e pastelarias, a exposição “Poemas de Letras… Letras de Poemas…” no átrio da Biblioteca Municipal e a instalação de arte pública “Árvore dos Pequenos Poetas”, que convidou a ler e a “saborear” uma seleção de poemas sobre o tema “Família”, elaborados no âmbito da atividade “Poesia a Corar”, desenvolvida na edição de 2017.

 

Durante toda a semana, os alunos do AEOB e do IPB surpreenderam com momentos de declamação de poesia, nas escolas, estabelecimentos comerciais e autocarros do TOB (Transportes de Oliveira do Bairro), celebrando e levando a todo o Concelho a poesia e os poetas, nas atividades “Poesia à Porta” e “Poesia Sobre Rodas”.

 

Também os seniores do Centro Social de Oiã viajaram no TOB e foram recebidos com muito carinho em algumas padarias e pastelarias do Concelho, juntamente com os alunos da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro, no âmbito da iniciativa “Ainda me lembro…”, emocionando todos os clientes desses espaços comerciais que tiveram o privilégio de assistir. Foram momentos de emoção e de encontros, onde a palavra e a poesia foram o elo de ligação.

 

Na iniciativa “Poetas da Rádio”, a Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, recebeu a visita de seniores da Solsil, que viveram uma experiência única, ao gravarem um poema no estúdio do Museu, recriando assim uma verdadeira emissão de rádio.

 

Durante toda a semana, decorreram ainda várias atividades de índole cultural, criadas especificamente para o público infantojuvenil, onde se destacou os “Encontros com… Ana de Sousa”, no dia 20 de março, na Biblioteca Municipal, que contou com a apresentação do seu livro “As Paixões da Primavera”, em conjunto com a exposição “Contos com Arte”, com as ilustrações originais dos livros da autora/ilustradora. Um momento animado e inspirador, com dramatização e ilustração, que encantou os 40 alunos do Centro Escolar de Oliveira do Bairro, que interagiram entusiasticamente com a autora, assim como as 18 crianças da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, que assistiram à segunda sessão.

 

A atividade “Poesia com Sabores”, realizou-se no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, na Biblioteca Municipal, num ambiente de alegria e boa disposição, que contou com cerca de 20 crianças da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro. Maria Helena Réu, que dinamizou a atividade, deu a conhecer os sabores da poesia, a partir do poema de José Jorge Letria, retirado do livro infantil “A Casa da Poesia”.

 

A propósito do Dia do Pai, o Polo de Leitura da Palhaça recebeu, no dia 23 de março, a atividade “Eu e o meu papá”, uma calorosa e engraçada história da autoria de Alison Ritchie, que divertiu e deliciou as crianças. No final, todos os participantes receberam um presente para oferecer ao seu papá. No mesmo dia, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro recebeu a “Princesa Baixinha”, atividade baseada na história de Beatrice Masini, dramatizada de uma forma muito animada e interativa por Cláudia Stattmiller, que convidou as 45 crianças da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, que assistiram à sessão, a participarem na narrativa.

 

A Semana da Poesia do Município de Oliveira do Bairro encerrou no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, com o sarau “Os dias da poesia”, onde alunos, professores, funcionários e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, celebrarem a poesia portuguesa de uma forma vibrante e emocionada, contagiando e envolvendo o vasto público que ali se deslocou.

Semana da Poesia 2
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial