Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Alameda da Cidade
Rede Municipal de Transportes
IEC
Escola do 1.º Ciclo e Pré de Oliveira do Bairro
Parque do Ribeirinho
Serviços de Informação Geográfica
Sessão / Debate sobre a Alameda da Cidade

10.09.08

No âmbito das comemorações das Festas da Cidade, no passado dia 26 de Agosto, realizou-se uma Sessão / Debate sobre a Alameda da Cidade, na presença do Presidente da Câmara Municipal Mário João Oliveira, Vereador António Mota, Presidente da Assembleia Municipal António Dias Cardoso, Presidente da Junta de Oliveira do Bairro Alberto Ferreira e do responsável pela obra Eng. Rui Morais.

A Alameda da Cidade ligará o quartel dos Bombeiros à Escola Secundária, numa extensão de 2930 metros, procurando facilitar a deslocação dentro da cidade e melhorando a qualidade de vida dos Oliveirenses. A obra contempla espaços de lazer, espaços verdes, pistas cicláveis, passeios mais largos, estacionamentos ao longo de todo o percurso e arranjos urbanísticos diversos. Segundo Mário João Oliveira, esta será a maior obra alguma vez construída em Oliveira do Bairro e irá certamente melhorar as condições de vida de todos os habitantes, transeuntes, comerciantes e visitantes.

Ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro compareceram cerca de meia centena de pessoas para saber mais do projecto, dar a sua opinião, demonstrar as suas preocupações e congratular a Câmara por levar a cabo este novo projecto.

A abertura de propostas para a construção da Alameda da Cidade, no valor base de 4.800 milhões de euros (+ IVA) está marcada para dia 2 de Outubro. A futura Alameda começa a ganhar contornos, sendo visível já o início de obras e demolições necessárias ao longo do percurso. Segundo o Eng. Rui Morais, responsável pela divisão de Obras Municipais da Câmara “a Alameda já é uma realidade”.

Apresentação do Projecto da Alameda - parte 1
Apresentação do Projecto da Alameda - parte 2
Apresentação do Projecto da Alameda - parte 3
Apresentação do Projecto da Alameda - parte 4
Apresentação do Projecto da Alameda - parte 5


Novo concurso para empreitada da Alameda da Cidade avança após consulta pública
Brevemente disponível


15.02.08

O executivo Municipal aprovou na última reunião de câmara, por unanimidade, a anulação do concurso público da empreitada de Requalificação da E.N. 235 – Nova Alameda da Cidade de forma a evitar que a suspensão do procedimento continue a fazer disparar as despesas para o erário público. O novo concurso para a execução da empreitada de requalificação da E.N 235 vai avançar sem demoras para aquela que é a futura Alameda da Cidade, o maior investimento de sempre na cidade de Oliveira do Bairro e na requalificação do seu centro. Note-se que, caso se entendesse manter o procedimento em questão, uma estimativa da revisão de preços apontaria neste momento para um acréscimo de noventa mil euros sem que a obra tivesse ainda começado.

O procedimento que se encontrava na fase de análise das propostas está suspenso desde Julho de 2007 altura em que o Ministério Público interpôs uma Providência Cautelar requerendo a suspensão da eficácia da deliberação da Câmara Municipal de 25 de Janeiro de 2007 que aprovou, por unanimidade, a abertura do concurso público, pelo preço base de 4.800.000,00€. Na base da acção do Ministério Público está uma exposição do munícipe Carlos Ascensão da Conceição.

As acções do Ministério Público foram oportunamente contestadas pelo Município de Oliveira do Bairro e até à data não receberam nenhuma decisão por parte do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu. Passados mais de 7 meses de suspensão, e dada a morosidade da decisão judicial, entende este executivo que “a prossecução do interesse público implica operar juízos de boa administração dos recursos municipais, obrigando a autarquia a optar pelas soluções que, satisfazendo as necessidades da Administração e dos Administrados se revelem mais económicas para o erário público”.

Na proposta aprovada por unanimidade, o Presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira, refere que a preocupação do munícipe Carlos Conceição, e dos que o acompanham no seu ensejo, “ao invés de profícua, não tem gerado senão despesas e custos acrescidos ao Município, recursos que deveriam, e poderiam, ser canalizados para melhorar efectivamente as condições de vida da população do Município de Oliveira do Bairro”. O autarca salientou ainda que, no caso em apreço, está manifestamente em causa a defesa do interesse público, “princípio basilar da contratação pública”, onde defendeu que “é preciso actuar de forma criteriosa e racional na utilização dos recursos disponíveis, priorizando necessidades e procurando, sempre que possível, reduzir custos sem que seja posta em causa a eficácia das intervenções”.

Alameda da Cidade - edital de consulta pública
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial