Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
SIG
Como chegar
O que visitar
Onde dormir
Serviços de Informação Geográfica
O que visitar

Num concelho onde a tradição se une com a inovação, onde o antigo se junta ao novo, não se pode deixar de visitar as raízes do que somos hoje.

Vestígios deixados cá por povos que habitavam esta região antes da formação do nosso país, em especial na freguesia da Mamarrosa (vestígios celtas e pré-celtas), e nas freguesias de Bustos e Palhaça (vestígios romanos). De salientar, ainda, casas abrasonadas, casos de Bustos e do Silveiro, típicas da nobreza desta nossa região; as várias igrejas, capelas e alminhas espalhadas pelo concelho, fruto da crença e da fé destas gentes de suor e trabalho no campo, com epecial realce para a Igreja Matriz de Oiã (séc. XIX) com toda a sua talha dourada e retábulos vindos do convento de Santa Margarida em Coimbra e para a Igreja Matriz da Mamarrosa (séc. XVII); existem vários pelourinhos de grande interesse histórico no concelho. Em termos de museus, vale a pena visitar o Museu de S. Pedro da Palhaça (Arte Sacra) na antiga capela de S. Pedro da Palhaça, e o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal.

Pode-se ainda admirar todas as lides tradicionais de um meio rural – os trabalhos agrícolas - que se vão encontrando em todo o concelho.

Não saia de Oliveira do Bairro sem visitar e admirar a nossa comunidade de Cegonhas-branca existente no Vale do Cértima, assim como todas as outras espécies que se fazem notar por aquelas paragens (garças, milhafres, águias). É um passeio bonito, calmo, onde se pode admirar estas aves a alimentarem-se nas marinhas de arroz.

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial