Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
  Home Pesquisa Mapa do Site Acessibilidade  
Serviços de Informação Geográfica

O movimento de geminações permite desencadear novos conhecimentos e colaborar com pessoas e entidades de outros países para um melhor conhecimento mútuo, futuro suporte para um intercâmbio inter-disciplinar que deve envolver todas as associações do município.

Oliveira do Bairro tem geminação em Lamballe (França) e Benguela (Angola).

 

Lamballe (França): protocolo de 18 de Julho de 1998.

Por iniciativa da Adasma, e na sequência de contactos desta associação com a sua congénere Donneurs de Sang Penthiévre de Lamballe, foi crescendo em conversas e vontade uma possível geminação com a Comune de la Ville de Lamballe, Bretanha, França.
Ao longo de 1997 foram realizados alguns contactos informais e durante a Fiacoba 1997 o Comité de Jumelage esteve em Oliveira do Bairro onde se formalizou oficialmente a intenção da geminação entre os dois Municípios. O assunto foi aprovado em reunião de Câmara em Setembro do mesmo ano e a geminação foi oficialmente formalizada durante a edição da Fiacoba de 1998, numa cerimónia que teve lugar na Câmara Municipal no dia 18 de Julho de 1998.

A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamente de Côtes-d'Armor. Viver o quotidiano na Comunidade de Lamballe é participar activamente numa vida rica tanto no aspecto económico como cultural, dinâmica e agradável.

As inúmeras actividades culturais, económicas, desportivas e sociais, visando sempre as necessidades dos habitantes permitiram impôr o desafio de se alcançar a identidade desta Comunidade.



Benguela (Angola): protocolo de 19 de Setembro de 2000.

No dia 19 de Setembro de 2000, no salão nobre dos Paços do Concelho, teve lugar o protocolo de geminação de Oliveira do Bairro com a cidade angolana de Benguela. A razão que levou a este protocolo foi essencialmente o facto de muitas pessoas do concelho e da Bairrada terem vivido e trabalhado em Benguela ou naquele distrito.

Os primeiros contactos oficiais com Benguela tiveram início em 1995, através da Associação dos Naturais e Amigos da Província de Benguela “Acácias Rubras”. Através desta Associação, em Abril de 1995, um grupo de técnicos e responsáveis pelas áreas da Saúde e Educação do nosso concelho, deslocaram-se a Benguela. Nesta oportunidade, foi enviada uma mensagem ao Senhor Governador da Província de Benguela, em que além das saudações formais, foi lançada a ideia de uma geminação, para um futuro relacionamento institucional e maior aprofundamento de um intercâmbio sociocultural.

Na sequência desta visita, foi elaborada uma minuta de protocolo de geminação que, depois de apreciada e aprovada na reunião de Câmara de 9 de Abril de 1996, foi também aprovada em sessão da Assembleia Municipal a 30 de Abril do mesmo ano. No dia 19 de Setembro de 2000 foi assinado o protocolo de geminação, que funciona como instrumento institucional que pretende abrir novas portas de cooperação à sociedade civil.

 
Quando Benguela Acorda

Benguela acorda
Com o cacimbo a cair
A humidade paira no ar
O cheiro do mar a sentir
Vento em poupa
Chuva miúda
E Benguela a sorrir.

Benguela acorda
Com o comboio a tocar
Fumo negro a queimar
Cheiro a café torrado
Em sacos de Sisal.

Benguela acorda
Com as mulatas desfilando
Radiantes e belas
Expondo sorrisos de magia
Choros tornados alegria.

E em ti Benguela acordada
Eu vivo um mundo de felicidade
Um sonho tornado utopia
Um feitiço de xingange
Que em mim nasceu, cresceu e não
morreu.

M. José Almeida
Angolana, residente em Arouca

 

 

 

 

 

 

 

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
 
site_meteo


contactos | mapa do site | telefones úteis | farmácias | ligações úteis | sugestões
Apoios Aveiro Digital POSI FEDER
© 2007 Câmara Municipal Oliveira do Bairro - Portugal . Site Oficial